fbpx

Como conseguir upgrade na Swiss

Notícias Tutoriais

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A partir de hoje vamos começar a apresentar uma série de publicações sobre upgrade de classe que irão te ajudar a se familiarizar com esta facilidade oferecida de acordo com as regras vigentes da empresa que opera o voo. Nesse texto, iremos apresentar o upgrade na Swiss, detalhando as possibilidades de upgrade nas passagens pagantes ou emitidas por milhas e pontos – inclusive em programas de fidelidade parceiros como o TAP Miles&Go. Também falaremos das diversas formas de fazê-lo, seja por leilão, balcão de check-in ou usando seus pontos.

swiss 777 upggrades


Swiss International Airlines

A Swiss é a principal empresa aérea da Suíça, sendo uma das melhores da Europa, e opera voos para o Brasil, além de ligações de São Paulo para Buenos Aires nos modernos jatos Boeing 777-300ER. Essas aeronaves são configuradas em 4 (quatro) classes de voo: a econômica, premium economy, Swiss Business e Swiss First. Vamos conhecer quais as cabines disponíveis para upgrade?

1. Premium Economy

A Premium Economy está presente em quase todos os Boeing 777-300ER, que são utilizados nos voos de longo curso. Os passageiros que voam nesta cabine contam com diferenciais como “welcome drink” (bebida de boas vindas), telas maiores de 15,6 polegadas para assistir filmes e seriados, mais espaço para as pernas e maior reclinação nas poltronas, além de pratos selecionados e melhores que os oferecidos na tradicional classe econômica.

upgrdade premium economy swiss

2. Swiss Business (Classe Executiva)

Se viajar numa classe executiva sempre é bom, imagine essa experiência sendo feita em uma das melhores empresas aéreas do continente europeu? Na Swiss, você conta cabines com poltronas que reclinam em 180 graus e se transformam em verdadeiras camas,  culinária premiada e selecionada, além dos já conhecidos check-in e embarques prioritários e acessos aos lounges da Swiss e suas parceiras ao redor do Mundo.

upgrade swiss executiva

3. Swiss First (Primeira Classe)

Imagine agora todo o conforto que já tinha na classe executiva, sendo maior ainda na primeira classe? Além do check-in e embarques prioritários e acesso às salas vips mais exclusivas do Mundo, a cabine conta com uma suíte, que confere uma das melhores privacidades do planeta. Esse produto está disponível nas aeronaves maiores e que operam as rotas de longo curso da empresa aérea.

O Fábio Vilela já voou nesta cabine e fez algumas avaliações para o site. Se você quiser conhecer um pouco melhor, basta clicar neste link e conferir como foram esses voos.


Upgrade em passagens pagante usando dinheiro

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a possibilidade de realizar um upgrade para uma classe superior quando já possui uma passagem paga em dinheiro. Embora a Swiss permita isso, não será a forma mais em conta, tendo em vista que a empresa irá cobrar uma diferença de tarifas entre o preço que você pagou inicialmente e o da cabine superior desejada.

Caso você tenha emitido sua passagem nos diversos canais de atendimento da Swiss, você mesmo poderá solicitar o upgrade para a classe superior a qualquer momento e até 24 horas antes do seu voo através do próprio site da cia aérea. Nos casos da emissão ter sido feita por agentes de viagens/OTA, eles serão os responsáveis para fazer a alteração de cabine.

Lembrando que a Swiss oferece, a depender da aeronave escalada para o seu voo, 3 classes de voo além da tradicional classe econômica: a SWISS Premium Economy, a SWISS Business e a SWISS First. Tudo isso só será validado mediante disponibilidade de assentos no seu voo e rota.


Upgrade em passagens pagantes usando Pontos e Milhas

O upgrade em passagens pagantes usando milhas é possível de ser realizado, porém com mais restrições do que o feito em dinheiro. Isso acontece devido à disponibilidade, que em geral é diferente entre bilhetes pagantes e pontos, além da origem da emissão.

1. Utilizando pontos do próprio programa da Swiss – Miles&More

Caso você tenha pago sua passagem em dinheiro e queira fazer o upgrade usando pontos, a maneira mais fácil é através do programa de fidelidade da própria cia aérea, que no caso da Swiss é o Miles & More. Para tanto, basta acessar o passo a passo deste link.

Bilhetes emitidos fora do site da própria cia aérea podem ter restrições para o upgrade.

2. Utilizando pontos de qualquer programa da Star Alliance – Star Alliance Upgrade Award

O upgrade na Star Alliance é muito mais simples do que nas outras alianças como Oneworld ou Skyteam, mas segue regras básicas para que isso seja possível. Vamos entender melhor?

Para obter um upgrade de qualquer empresa aérea parte da Star Alliance, você pode usar milhas ou pontos de outras companhias da aliança. Numa reserva pagante feita para voar na Swiss, é possível usar suas milhas MileagePlus, TAP Miles&Go ou pontos de qualquer outra empresa aérea da Star Alliance para a classe superior através do site do seu programa de fidelidade.

Se o voo for em code-share (código compartilhado), não será elegível para upgrade. Mas como assim? Seria o caso de comprar uma passagem na TAP, mas o voo sendo realizado pela Swiss. O número do voo será o da empresa aérea portuguesa e não da suíça, o que tornará sua passagem inelegível para o upgrade.

Caso você esteja na classe econômica da Swiss e quer utilizar pontos de outro programa para o upgrade de cabine, você irá obrigatoriamente para a próxima cabine, isto é, a premium economy? Não, pois os upgrades da Star Alliance são ou para a classe executiva ou primeira classe, só não sendo permitido você sair da cabine mais básica para a primeira classe. Por outro lado, é permitido você sair da executiva e ir pra primeira classe.

Por fim, cabe ressaltar que estes upgrades são elegíveis apenas para passagens pagas em tarifas mais altas. Ou seja, não contempla passagens com descontos e promocionais ou com preços reduzidos.

Para conhecer as demais regras, visite a sessão Star Alliance Upgrade Award dentro da página do seu programa de fidelidade.


Upgrade em passagens emitidas com Pontos e Milhas

Caso você tenha emitido uma passagem usando milhas e queira fazer o upgrade em outro momento, é possível. Essa é uma situação rotineira na vida de muitos passageiros, que emitem uma classe para garantir determinada viagem, mas ficam antenados para eventuais disponibilidades em classes superiores. A Swiss costuma liberar assentos em executiva nos dias que precedem o voo.

Se essa for a sua situação, veja como fazer abaixo:

1. Usando Milhas do programa Miles & More

O Miles & More é o programa de fidelidade do grupo Lufthansa e oferece a facilidade de solicitar upgrades usando vouchers eletrônicos, conhecidos como eVouchers. Eles, por sua vez, estão elegíveis para os clientes com categorias superiores. Entenda como funciona:

Para ter os vouchers eletrônicos, cuja validade é de 24 meses ou 2 anos, o membro do programa Miles & More precisa atingir as categorias Senator ou HON Circle, que te oferecem o seguinte:

Categoria Senator – recebem dois eVouchers para upgrades;

Categoria HON Circle Member, recebem seis eVouchers para upgrades.

A disponibilidade para uso desses vouchers são informadas através da Newsletter do Miles & More para os clientes que atingem ou renovam um dos dois status no programa de fidelidade. Importante destacar que, a depender da empresa aérea, destino, classe de voo e destino, é possível inclusive resgatar estes eVouchers para empresas participantes da Star Alliance.

Para o upgrade em voos de longo curso, como entre Europa e América do Norte, é provável que seja necessário o uso entre um e três eVouchers. Ressalta-se que o sucesso ou não do processo também está sujeito à disponibilidade.

As duas formas mais simples de se solicitar esse upgrade de cabine é online, através deste link ou diretamente através da central de atendimento do programa Miles & More.

2. Usando Milhas de programas parceiros

Caso você tenha usado um programa parceiro da Swiss como TAP Miles&Go, United MileagePlus, LifeMiles  e entre outros para sua emissão, basta entrar em contato com o programa para solicitar o upgrade (mediante a disponibilidade e diferença de tarifa).  Atente-se que alguns programas cancelam o bilhete originalmente emitido para fazer uma nova emissão.


Upgrade através de leilão

A Swiss  oferece a possibilidade de upgrade através de lances. Os passageiros podem realizar ofertas que, se aceitas, permitem que eles voem em uma cabine superior. Os clientes descobrem se a oferta foi aceita entre 72 horas e no máximo em até 48 horas antes da partida.

Caso o seu voo seja elegível para dar um lance de upgrade, você receberá um convite para fazer oferta final ou será informado sobre o caso por correio eletrônico. Você pode gerenciar tudo isso diretamente no campo “minhas reservas”, no próprio site da Swiss, através do seu localizador.

Sendo o seu lance aceito, o valor será debitado no cartão de crédito indicado e você receberá novos e-tickets.Os cartões de embarque serão entregues no momento do check-in.

Para mais informações sobre leilão, acesse aqui.


Upgrade no balcão do check-in ou 24 horas antes do voo

Independentemente da forma como você emitiu sua passagem, é possível conseguir um upgrade no balcão do check-in mediante disponibilidade. Neste caso, em determinados momentos e de acordo com critérios definidos pela própria cia aérea, o passageiro poderá pagar um valor para viajar em classe superiores.

Este é um upgrade diferente dos descrito em outros tópicos e o valor costuma ser fixo – para mais informações, acesse aqui.


Upgrade por overbooking

É comum na aviação, por vários motivos, que determinados voos estejam cheios além da capacidade de determinada classe. Essa situação pode te ajudar a conseguir um upgrade por overbook (explicamos os detalhes neste post). Caso seu voo esteja com overbooking, a cia aérea pode selecionar passageiros para voar em classes superiores.

Para aumentar suas chances, é importante colocar o seu numero de passageiro frequente na reserva (sobretudo se for de categoria elite) além de perguntar no check-in se a cia aérea precisa de voluntarios que se disponibilizem a viajar em outro dia, rota ou até mesmo algumas horas depois.


Outras possibilidades 

Apesar de não ser algo 100% comprovado, é possível conseguir upgrades de maneira gratuita.

Uma delas é você ter cadastro ativo no programa de fidelidade das empresas aéreas, ainda que possua categoria mais baixa. Na hora de escolherem clientes em potencial para mudança de cabine, a empresa pode basear sua decisão com base no status do cliente.

Ser educado e cortês, pode potencializar as sua chances de conquistar aquele tão desejado e sonhado upgrade cortesia para voar confortável para o seu destino. Há relatos de passageiros que com um belo sorriso no rosto e jeito ao falar com os tripulantes e já dentro do avião, ao perceber a cabine superior vazia, conseguiram a troca da cabine econômica para executiva sem nenhum custo extra por isso.


Comentário

Se você vai ou pretende viajar com a Swiss, essas são as diversas opções para que você possa escolher e aproveitar as oportunidades que apareçam para ter uma melhor experiência voando com a empresa aérea suíça em seus diversos voos em uma cabine superior, seja na Premium Economy, Swiss Business ou até a Swiss First.

Lembrando que a realização do upgrade é mediante a disponibilidade de assentos e só poderá ser realizado mediante atendimento de todos os requisitos para que o mesmo seja aceito.

Alguém já realizou um upgrade, seja usando pontos ou pagando em dinheiro em voos da Swiss? Compartilhe com a gente nos comentários!

Para reservar a sua passagem para voar com a Swiss, acesse o site da companhia.

Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.