fbpx

TudoAzul lança Tarifa Congelada – serviço que permite que você emita bilhetes sem ter pontos na conta

Notícias Programas de fidelidade

Por Lorenzo Firmino

O TudoAzul está lançando essa semana o Tarifa Congelada – serviço que permite que você faça emissões de passagens aéreas no programa sem ter pontos na conta e quite o débito em até 30 dias antes do embarque. O Tarifa Congelada estará inicialmente disponível no aplicativo da Azul para tablets e smartphones.

TudoAzul tarifa congelada

☞ pular para…


Tipos de Tarifa Congelada

O programa criou dois tipos de Tarifa Congelada:

Congelamento por até 48h: ideal para quem está em dúvida sobre uma emissão no TudoAzul e espera bater o martelo nos próximos dois dias. Muito útil também para quem não tem saldo na conta e aguarda por uma transferência de pontos dos parceiros do programa (que também geralmente leva dois dias).

Congelamento por até 11 meses: ideal para quem não tem saldo na conta e precisa de tempo para acumular pontos com cartão de crédito, compra de produtos em varejistas parceiros, assinatura do Clube TudoAzul, etc. Com este congelamento você pode colocar uma reserva “on hold” [em espera] por até 11 meses enquanto acumula a quantidade de pontos necessária para quitá-la.

Para cada tipo de Tarifa Congelada há custos, prazos e algumas regras específicas. Veja mais no próximo tópico.


Congelamento por até 48h

  • Voos domésticos

A reserva pode ficar “on hold” por até 2 dias e deve ser quitada em até 7 dias antes do voo.

Taxas
Clientes Básico, Topázio e Safira: R$30 ida e/ou volta
Clientes Diamante: R$20 ida e/ou volta

Número máximo de reservas “on hold” simultâneas
Clientes Básico, Topázio e Safira: 1
Clientes Diamante: 2

  • Voos internacionais

A reserva pode ficar “on hold” por até 2 dias e deve ser quitada em até 14 dias antes do voo.

Taxas
Clientes Básico, Topázio e Safira: R$75 ida e/ou volta
Clientes Diamante: R$50 ida e/ou volta

Número máximo de reservas “on hold” simultâneas:
Clientes Básico, Topázio e Safira: 1
Clientes Diamante: 2


Congelamento por até 11 meses

  • Voos domésticos

A reserva pode ficar “on hold” por até 330 dias e deve ser quitada em até 30 dias antes do voo.

Taxas
Clientes Básico, Topázio e Safira: R$100 ida e/ou volta
Clientes Diamante: R$80 ida e/ou volta

Número máximo de reservas “on hold” simultâneas
Clientes Básico, Topázio e Safira: 1
Clientes Diamante: 2

  • Voos internacionais

A reserva pode ficar “on hold” por até 310 dias e deve ser quitada em até 50 dias antes do voo.

Taxas
Clientes Básico, Topázio e Safira: R$200 ida e/ou volta
Clientes Diamante: R$150 ida e/ou volta

Número máximo de reservas “on hold” simultâneas:
Clientes Básico, Topázio e Safira: 1
Clientes Diamante: 2


Como funciona o pagamento

Dentro do período de congelamento a quitação do bilhete pode ser feita a qualquer momento através do app da Azul ou call center. Caso você se esqueça ou não faça o pagamento, ele será feito de forma automática no fim do período de congelamento – isso, ao menos inicialmente, já que a Azul pretende adicionar uma opção em que você poderá decidir isso no momento da reserva.

Caso você não tenha os pontos necessários para quitar o seu bilhete, ele será cancelado e a taxa de embarque entrará como saldo na sua Carteira Azul (posteriormente é possível solicitar o reembolso da taxa de embarque através do cartão de crédito). Tenha em mente, no entanto, que o custo pago pela Tarifa Congelada não é reembolsável.


Perguntas e Respostas

1. Quem poderá utilizar o Congelamento de Tarifa?

Qualquer cliente TudoAzul com conta ativa no momento da reserva, quando disponível para o voo solicitado, poderá utilizar o Congelamento de Tarifa para si e seus beneficiários ativos no momento da reserva.

2. Em quais voos poderei utilizar o Congelamento de Tarifa?

O Congelamento de Tarifa está disponível somente em voos vendidos e operados pela Azul Linhas Aéreas e está sujeito à disponibilidade de tarifas e assentos destinados a esta finalidade, mediante cobrança de taxa adicional a ser informada no momento da compra, podendo variar por categoria TudoAzul do titular da reserva, trechos, datas, ocupação, período de congelamento da tarifa, entre outros critérios. Produto não válido para tarifas de ‘Pontos + Dinheiro’.

3. Quanto devo pagar para congelar a tarifa?

O congelamento está sujeito à cobrança adicional de uma taxa para assegurar a tarifa selecionada até a data de expiração informada durante a compra. Este valor poderá variar por categoria TudoAzul do titular da reserva, trechos selecionados, ocupação do voo, prazo de expiração, entre outros critérios. Todas as informações serão apresentadas antes de confirmar seu congelamento.

4. Tenho que fazer algum pagamento no momento de contratação do Congelamento de Tarifa?

Sim. Ao fazer um Congelamento de Tarifa, todos os valores em Reais referente às taxas de embarque, taxas de serviços, incluindo a taxa de congelamento, deverão ser pagas imediatamente com um cartão de crédito. Somente o pagamento do bilhete em Pontos poderá ficar pendente até a data de expiração da reserva.

5. Como faço para quitar uma reserva?

Ao confirmar esta modalidade, as reservas e tarifas selecionadas estarão asseguradas até a data de expiração da reserva informada no momento da compra. Para quitar sua reserva antes da expiração, entre em contato com a Central de Vendas Azul pelos telefones 4003 1118 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 887 1118 (demais localidades). Caso não ocorrer o pagamento antes da data expiração da reserva, os pontos necessários para quitação serão debitados automaticamente da conta TudoAzul do titular do PNR até 12 horas antes de sua expiração. Na impossibilidade de quitação do saldo de pontos pendente, por insuficiência de saldo ou qualquer outro motivo, a reserva será automaticamente cancelada sem possibilidade de reativação.

6. Como ficarei sabendo da data de expiração da minha reserva?

Durante a contratação do Congelamento de Tarifa a data de expiração da reserva será informada ao cliente no canal de venda. Após a contratação, o cliente receberá e-mails com todas as informações referentes à sua reserva.

7. Como posso acumular pontos para quitar minha reserva?

Você poderá acumular pontos no TudoAzul através da transferência de pontos de seu cartão de crédito, contratação do cartão Azul Itaucard, Clube TudoAzul, Compra de Pontos, Transferência de Pontos e compras nas lojas parceiras.

8. Posso comprar produtos e serviços extras, tais como bagagem e marcação de assento, antes de quitar minha reserva?

As compras de serviços adicionais como marcação de assento, bagagem e etc., só poderão ser realizadas após a quitação do bilhete, mediante aplicação das taxas e tarifas correspondentes a estes produtos e serviços.

9. O que acontecerá se eu não quitar minha reserva até a data de expiração?

Caso não ocorrer o pagamento antes da data expiração da reserva, os pontos necessários para quitação serão debitados automaticamente da conta TudoAzul do titular do PNR, até 12 horas antes de sua expiração. Na impossibilidade de quitação do saldo de pontos pendente, por insuficiência de saldo ou qualquer outro motivo, a reserva será automaticamente cancelada sem possibilidade de reativação.

10. Posso prorrogar a data de expiração da minha reserva?

Não será possível prorrogar a data de expiração da reserva ou reativação de uma reserva já expirada.

11. A taxa de Congelamento de Tarifa é reembolsável?

A taxa cobrada para o Congelamento de Tarifa não é reembolsável, mesmo em casos de desistência da compra, cancelamento da reserva pelo cliente antes de sua expiração, ou no caso de insuficiência de pontos para quitação.

12. O que acontecerá se eu cancelar ou alterar minha reserva antes de quitá-la?

Nos casos de cancelamento da reserva antes de quitá-la, o saldo referente ao pagamento das taxas de embarque serão convertidos para crédito que poderão ser utilizados em outras compras na Azul Linhas Aéreas no período de 1 ano. As taxas de contratação do Congelamento de Tarifa e outras taxas de serviços aplicadas não serão reembolsadas.

13. O que acontecerá se eu cancelar ou alterar minha reserva após quitá-la?

Após quitação da tarifa congelada, o cancelamento do bilhete estará sujeito à todas as regras tarifárias e possíveis taxas de alteração e cancelamento aplicadas à esses serviços.

15. Em caso de não efetivação do pagamento, como reembolsar os valores já pagos?

Os valores referentes às taxas de emissão, taxas de serviços e taxas do Congelamento de Tarifa não serão reembolsadas. O cliente terá direito ao reembolso das taxas de embarque, que serão disponibilizadas em Crédito Azul para utilização em até 1 ano.

16. É possível reativar uma reserva expirada?

Após a data de expiração a reserva será completamente cancelada sem possibilidade de reativação.

17. Posso fazer o Congelamento de Tarifa para beneficiários em não habilitados?

Não. O titular da reserva poderá fazer o Congelamento de Tarifa somente para si e para os beneficiários ativos no momento da reserva.

18. Posso alterar meus beneficiários antes da quitação da reserva?

Sim. Os beneficiários incluídos na Congelamento de Tarifa precisam estar ativos no momento da criação da reserva, não sendo necessário ainda mantê-los como beneficiários até a quitação total do bilhete.

20. Quantas reservas congeladas poderei ter simultaneamente?

Cada cliente poderá ter até 2 (duas) reservas pendente de pagamento simultaneamente.


Comentário

É uma grande (e bem-vinda) novidade do TudoAzul! No mercado das tarifas dinâmicas possibilitar que o usuário “trave o custo” de uma emissão traz segurança, tranquilidade e até viabiliza novas estratégias (como o Burn and Earn, que ao contrário do conhecido Earn and Burn, consiste na ideia que você primeiro faça a emissão do bilhete e posteriormente realize o seu pagamento).

No mercado dos programas de fidelidade, apenas o KrisFlyer, da Singapore e a Smiles, da GOL, oferecem um serviço que permite que você coloque uma reserva “on hold” por um longo período de tempo. Já a reserva “on hold” de curto intervalo, como de dois a sete a dias, é adotada por diversos programas, entre eles o AAdvantage, da American Airlines, o Miles & More, da Lufthansa e o Miles&Smiles, da Turkish.

No sistema criado pela Azul as reservas de voos domésticos podem ficar “on hold” por até 330 dias e devem ser pagas em até 30 dias antes do embarque. Já as reservas de voos internacionais podem ficar “on hold” por até 310 dias e devem ser paga em até 50 dias antes do embarque. São os prazos mais generosos de reservas em espera entre todos os programa de fidelidade do mundo.

Vale ressaltar que, por ora, o débito dos pontos relativos a Tarifa Congelada do TudoAzul é feito de imediato no final do prazo de quitação do bilhete. A companhia disse ao PP que na próxima ‘leva de novidades’ do Tarifa Congelada pretende deixar que o próprio usuário decida isso no momento da emissão. Outra novidade será a inclusão da Tarifa Congelada nas reservas das companhias parceiras – como Air Canada, Copa, TAP, Turkish e United.

Por fim, vale ressaltar também que o Tarifa Congelada estará disponível apenas no app da Azul para iOS e Android (ao menos inicialmente) e que a atualização com o recurso será liberada de forma gradual ao longo dessa semana.

E, aí? Curtiu a novidade? Você já comprou um bilhete aéreo “fiado”?

Para conhecer mais sobre o Tarifa Congelada, clique aqui.

Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$ 15 ao abrir sua Conta Americana da Nomad!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.