fbpx

Como fazer o check-in online do seu voo?

Notícias Tutoriais

Por Priscila Brisighello

Você sabe fazer o check-in online do seu voo? Embora o processo pareça trivial para alguns, muitos ainda o realizam presencialmente no aeroporto por não saberem como se faz pela internet. Então, caso essa seja a sua situação, leia este texto porque você vai finalmente aprender a fazer o seu check-in de forma online, agilizando e muito a sua vida no dia do seu voo!

☞ pular para…


O que é o check-in e por que fazê-lo online?

Do inglês, check-in significa registo de entrada, que pode estar relacionado tanto aos voos, como aos meios de hospedagens ou quaisquer outras situações que exigem a confirmação de sua presença. Basicamente, é no check-in onde você irá confirmar os seus dados e, ao final dele, ser autorizado a embarcar, a se hospedar ou a estar presente em um local.

No caso do transporte aéreo, você fará o check-in para confirmar a sua presença no voo e, assim, receber o seu cartão de embarque, que é o documento necessário para subir ao avião e que contém informações importantes, tais como horário, grupo e portão de embarque. Este procedimento, por sua vez, pode ser realizado tanto presencialmente no aeroporto ou de forma online – e é aqui onde queremos chegar.

Fazer check-in presencialmente significa chegar com bastante antecedência no aeroporto para garantir que não vai perder o voo em caso de filas ou imprevistos. Significa, também, correr um risco e estresse desnecessários em situações que saem do seu controle, além de demandar um tempo que poderia ser usufruído de melhor forma se tivesse realizado o check-in online.

Terminal 5 Heathrow

Convenhamos: é muito mais tranquilo já ter o cartão de embarque em mãos antes de ir ao aeroporto. Com ele, você pode ir direto à área segura, isto é, depois do raio-x, sendo esta a única fila que irá enfrentar (caso não tenha bagagem para ser despachada, que fique claro!). Ou seja, é possível chegar com menos antecedência, pois os riscos de imprevistos reduzem consideravelmente, e, a quem quiser e tiver acesso, aproveitar as salas VIP com mais calma.


Como fazer o check-in online?

Hoje em dia, há inúmeras formas para fazer o check-in online: pelo computador, celular, aplicativo da companhia aérea e até mesmo pelas redes sociais, como Twitter e WhatsApp. Quem vai definir a maneira que mais lhe agrada é você! Mas saiba: qualquer que seja a forma escolhida, o procedimento do check-in online é muito mais simples do que se imagina.

Inicialmente, você vai precisar dos dados da reserva e dos passageiros, tais como código da reserva, nome, documento de identidade e/ou aeroporto de origem. Com essas informações, você estará a um passo de ter o seu cartão de embarque sem precisar enfrentar as grandes filas do aeroporto.

Dito isso, vamos ao que interessa: veja abaixo como funciona o check-in online das três principais companhias aéreas brasileiras: Azul, GOL e LATAM.


Check-in online da Azul

Na Azul, você pode realizar o seu check-in online de 72h a 90 min antes do voo pela internet, celular ou aplicativo da cia aérea. Na explicação a seguir, iremos te ensinar a fazer o procedimento pelo app.

1 – Baixe o aplicativo da Azul e faça o seu login. Repare nas imagens abaixo que, logo no início, vai constar o seu voo e a opção “Fazer check in”;

2 – Ao selecionar essa opção, você irá escolher qual voo pretende fazer o check-in. Como se tratava de uma passagem ida e volta, sendo que o primeiro trecho já tinha acontecido, só restava, então, o voo de retorno; e

3 – Selecione os passageiros. Aqui, um ponto de atenção! Uma vez que a passagem está vinculada ao CPF do passageiro, é possível que o acompanhante faça o check-in por conta própria, como foi o caso deste voo tomado como exemplo. Para isso, ele só precisa fazer o seu login e seguir este passo a passo.

4 – A seguir, você começa o processo de identificação do passageiro. Dados como data de nascimento, email, telefone e contato de emergência serão necessários;

5 – Preenchidas as informações do passageiro, a próxima etapa é revisar o assento selecionado e a quantidade de bagagem. Como a viajante em questão era da categoria Diamante da Azul, o assento foi selecionado no momento da reserva do voo e as 3 bagagens despachadas já estão no rol de seus benefícios;

6 – Por fim, declaração que leu e está de acordo com os termos de compromisso e pronto!

Seu check-in online foi realizado com sucesso e você já poderá ter o seu cartão de embarque. Caso queira, é possível adicioná-lo no Apple Wallet ou equivalentes do seu celular e, para embarcar, só é necessário passar o QR Code no leitor disponível no aeroporto.


Check-in online da GOL

Diferente da Azul, a GOL permite que seus passageiros realizem o check-in online entre 48 horas e 1 hora antes do voo. Segue o passo a passo do processo feito pelo celular:

1 – Entre no site da GOL e faça o seu login clicando nos três traços no canto superior direito da tela. Depois, neste mesmo lugar, clique na opção “Check-in”;

2 – Escolha o tipo do dado utilizado para localizar a sua passagem (no caso, foi o código de reserva) e o aeroporto de onde parte o seu voo. Clique em “Declaro que li e concordo com o regulamento” e inicie o procedimento;

3 – A página a seguir irá informar que os trechos do localizador estão disponíveis para check-in. Basta clicar em “sim” para dar continuidade ao seu check-in online.

4 – O próximo passo é confirmar os dados para Check-in, onde será necessário colocar as informações dos passageiros do voo para prosseguir com o processo. Veja na segunda foto que está escrito “Informações pendentes” embaixo do nome de cada viajante – é aqui que precisa clicar para preencher os seus dados. Feito isso, o texto “Informações pendentes” será substituído por “Todas informações preenchidas” (foto 3) e você estará apto a complementar a sua viagem.

5 – Para complementar a sua viagem, você precisa marcar o seu assento, o que é obrigatório neste momento do check-in online, e comprar as bagagens despachadas, se for o caso.

6 – Em seguida, você terá o resumo da sua compra, onde constam os dados do seu voo e os valores a pagar pelo assento marcado e pela bagagem despachada adquirida. Como não houve nenhuma compra, não há nada a ser quitado.

7 – Aí é só clicar na opção “Ir para cartão de embarque” e o seu processo estará concluído!


Check-in online da LATAM

Por fim, temos o check-in online da LATAM, que, assim como a Gol, disponibiliza o processo 48h antes do voo. Mas atenção! A companhia aérea está realizando o Check-in automático para os passageiros cuja documentação da viagem já esteja completa. Veja como funciona:

1 – 72h antes do seu embarque, a LATAM irá lhe solicitar por e-mail para que complete a documentação de viagem. Basta clicar em “Completar agora”, botão que estará no corpo da mensagem, para ser redirecionado à página onde irá preencher suas informações.

2 – Dentre as documentações necessárias para a sua viagem, você irá precisar dos dados pessoais, documento de identidade, contato de emergência e, opcionalmente, a informação do passageiro frequente. Selecione a declaração e, em seguida, sua documentação estará salva corretamente.

3 – Concluída esta parte do processo, agora é só pegar o seu cartão de embarque 48h antes do voo, uma vez que a LATAM irá realizar o seu Check-in automático.

Para isso, você irá fazer o login no site ou aplicativo da LATAM, entrar em “Minhas Viagens”, selecionar o seu voo e clicar em Cartão de embarque. Mais simples impossível!


Comentário

Embora o check-in online esteja cada vez mais presente na realidade dos viajantes, ainda há muitas pessoas que realizam o processo somente no aeroporto, correndo sérios riscos de perderem o voo em caso de filas ou imprevistos. Com o cartão de embarque em mãos, estes tipos de problemas são mitigados e a probabilidade de fazer uma viagem mais tranquila são muito maiores. Portanto, antecipe-se e evite quaisquer dores de cabeça futuras!

Você costuma fazer check-in online ou presencialmente? Comente aqui!

Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$ 15 ao abrir sua Conta Americana da Nomad!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.